2 de julho de 2009

Mostra “Muito além da seca – um novo olhar sobre o nordeste”

A mostra temática do núcleo de Produção digital Orlando Vieira esse mês mostra um novo olhar sobre o Nordeste, fugindo da caricatura desgastada do sertão e do cangaço. Os filmes serão exibidos nos dias 22, 23 e 24 de julho, sempre às 19 horas.

Ao todo serão três filmes brasileiros pós-retomada: “O céu de Suely”, “Cinema, aspirinas e urubus” e “Amarelo manga”. Nesses filmes surge um recorte pouco conhecido da sociedade nordestina, surge um Nordeste mais urbano, de conglomerados humanos e dramas pessoais, surge o retrato de uma realidade por vezes brutal, denunciando os males da sociedade e os conflitos de um homem nordestino tão metropolitano e cosmopolita quanto qualquer brasileiro.

O curta-metragista René Guerra, responsável pela administração da seleção dos filmes da mostra, irá também ministrar o laboratório de roteiristas, é especialmente recomendado para os que desejam participar desta oficina.

Lembrando que as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral. É uma boa oportunidade de ver cinema de qualidade, de graça e ainda debater um pouco com os amigos e produtores do evento.

Confira a programação:

Dia 22/07 (quarta) – 19h – O CÉU DE SUELY (2006, Brasil, 88 min.)
O filme conta a história de Hermila, uma jovem que volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para a casa de sua família, no interior do Ceará. Ela espera a chegada do marido que deve reencontrá-la. Mas ele nunca chega. Sozinha, Hermila tenta reinventar a sua vida, mas continua com o sonho de ir embora para o lugar mais longe possível.



Dia 23/07 (quinta) – 19h – CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS (2005, Brasil, 101 min.)
O roteiro se passa no sertão nordestino de 1942 e conta a história de um alemão, que para fugir da Segunda Guerra Mundial, vem trabalhar como vendedor de aspirinas para cidades no interior do Nordeste. Ele conhece Ranulpho, um paraibano que quer ir para outra cidade tentar trabalho. O filme é o relato de Ranulpho sobre essa viagem.



Dia 24/07 (sexta) – 19h – AMARELO MANGA (2002, Brasil, 100 min.)
O filme é uma sucessão de curtas histórias envolvendo um bar e um hotel na cidade de Recife, que nos revela um mosaico de personagens vivendo em um bairro pobre da cidade. Um açougueiro e sua mulher evangélica, um necrófilo apaixonado pela dona de um bar, um homossexual apaixonado pelo açougueiro e outros, muitos outros personagens.



Por Janaina de Oliveira

2 comentários:

  1. As datas estão erradas, o release foi um pouco atrapalhado, as datas certas são dias 22, 23 e 24.

    ResponderExcluir
  2. Oi Michel, obrigada por ter avisado!

    ResponderExcluir